sábado, 27 de novembro de 2010

A ARTE DO SILÊNCIO NO EXERCÍCIO DA LIDERANÇA


Publicado em 28-Oct-2010, por Nelson S. Lima



Já todos demos conta que vivemos numa sociedade ruidosa que encobre muitos silêncios. O ruído da informação e de todos os estímulos que preenchem nossos dias (despoletando as mais diversas reações) fazem com que o silêncio - mesmo aquele que nos pode ferir - seja um bem (apesar de tudo) cada vez mais raro. Se bem que ele exista, está ocupado por ruído, muito ruído.


NÓS PRÓPRIOS somos fabricantes de ruído. Queremos algum silêncio mas temos celulares, televisões, automóveis e falamos muito. Distraímo-nos com os ruídos como se estivessemos em fuga de alguma coisa. Dos silêncios incómodos? Talvez. Muitas vezes optamos pelo ruído para que o silêncio não nos magoe, o tal silêncio que está vazio de palavras que nos fazem falta.

Mas o silêncio, precisamente devido a sua escassez numa sociedade que fala de mais e está poluída de ruído, pode ser de uma utilidade extraordinária em nossas vidas. Saber gerir o silêncio é uma arte.

A ARTE DO SlLÊNCIO é um exercício de controle e regeneração mental que visa aprendermos a estabelecer um equilíbrio dinâmico e produtivo entre os diferentes ruídos que pairam em nosso redor de forma a que nossa qualidade de vida se mantenha elevada e nos permita usufruir de todas as nossas capacidades (recursos) nos diferentes domínios de nossa atividade (familiar, social, de trabalho, etc.).

As palavras e o silêncio

EXISTEM 2 COISAS que podem despoletar efeitos extraordinários na mente: a palavra e o silêncio. O poder da palavra já todos nós o experimentámos ou percebemos. Grandes líderes e estadistas como Churchill, Ghandi ou Obama conseguiram muito do seu sucesso graças ao dom de suas palavras e sobretudo da boa gestão entre suas palavras e os espaços de silêncio colocados entre elas.

Em muitas profissões, a palavra é ferramenta de trabalho. Mas o silêncio...Já pensaram como o silêncio pode simultaneamente ser forma de comunicação e perturbação que magoa quando nele faltam as palavras de alguém? Na liderança, esse silêncio pode ser uma arma poderosíssima porque, entre outras vantagens, cria ansiedade e gera expetativas em quem ouve. Por isso, os grandes líderes não são pessoas que falem muito. Falam apenas o necessário e nesse exercício de inteligência pura sabem conduzir suas mensagens usando o silêncio como arte para engrandecer e dar significado às suas palavras.





Nelson S. Lima

nelsonlima@europe.com

Diretor Nacional na Inglaterra da EURADEC Associação Europeia para o Desenvolvimento da Educação e Cidadania

Diretor da Divisão de Investigação em Psicologia da EURADEC na Alemanha

CEO do Instituto da Inteligência (Europa)

Palestrante e conferencista


Fonte: www.gestopole.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário