sábado, 27 de novembro de 2010

Inovar é preciso



Publicado em 20-Oct-2010, por Antonio Siqueira



Inovar.

Essa é uma das palavras que mais escuto no mundo dos negócios, mas acredito que precisamos parar para refletir um pouco sobre este tema para não banalizarmos o significado dela em nosso dia-a-dia.

Vivemos numa sociedade hoje que é faminta por informações, não temos mais poucos grandes veículos de comunicação e sim muitos veículos só que de forma pulverizada. Os modelos de negócios mudaram, os canais de comunicação mudaram, a linguagem mudou e o principal, os consumidores mudaram.

Antigamente as empresas produziam para vender, atualmente, as empresas que podemos rotular como inovadoras vendem para depois produzir, a lógica de produção mudou também, e um bom exemplo disso é o site Camisetaria do Fabio Seixas.

Nos dias de hoje não há espaço para ficarmos presos a antigos paradigmas, que nos mostravam como uma “receita de bolo” qual era o segredo do sucesso. Vejo essa questão da inovação como crucial para as empresas criarem novas formas de relacionamento com seus clientes, conquistarem novos mercados, criar novos produtos e reduzirem custos operacionais.

Mas no meio desse furação de informações, novidade, tendências, precisamos saber a diferença entre ser apressados e velozes. Sim, por que tem muitas empresas que querem mostrar para o mercado um posicionamento de vanguarda e inovadora e acaba colocando os burros na frente da carroça.

Precisamos sempre ter em mente a importância de termos modelos de negócios e conseqüentemente produtos e serviços inovadores no mercado, mas sempre tendo como foco principal o encantamento e satisfação do cliente.

Muitas empresas têm seu Core Business baseado em Inovação, nestes casos e logicamente que todos os seus colaboradores respirão o novo, mas é cabível e possível inovarmos nas mais simples tarefas, nos mais simples negócios, nos mais diversos produtos e serviços. A questão aqui não é verba, capacidade de investimento e sim a forma de enxergar as coisas dentro de um mundo de possibilidades infinitas aonde tudo é possível desde que haja uma lógica corporativa.

O fato é que essas questões levantadas fazem parte do cotidiano de qualquer negócio, e precisamos nos policiar para que essa linha de pensamento inovador esteja em nosso DNA para que de forma natural nossas atitudes busquem sempre o novo.


Do site: www.gestopole.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário