domingo, 7 de novembro de 2010

Marca: para que serve esse tal “Branding”?


Você saberia responder se as "marcas" das empresas têm valor ?

Obviamente . . . Caso alguém duvide que essa resposta seja sim, fique sabendo que somente a marca "Coca-Cola" vale o equivalente a USD 70,4 bilhões. A marca "IBM" está avaliada em USD 64,7 bilhões, seguida pela "Microsoft", que soma USD 60,8 bilhões. Esses valores compõem o estudo "As 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo", feito pelo respeitado ranking da Interbrand, uma das principais consultorias internacionais de avaliação de marcas.

Hoje muitas organizações passaram a valorizar ainda mais os bens intangíveis da marca, que, por sua vez, passaram a ser somados ao calcular o valor da empresa. As empresas que estão investindo cada vez mais no fortalecimento de suas marcas, estão conquistando um retorno positivo e fortalecendo seus negócios.

Pensando nisso, o branding, como é chamado o conjunto de práticas e técnicas que visam a construção e o fortalecimento de uma marca, está cada vez mais em alta nos mundo dos negócios.

Neste universo, seja entre o empresário de qualquer porte e em qualquer nicho de atuação, investir no posicionamento e diferencial, assim como no visual e alinhamento da marca vem a cada dia ganhando mais espaço.

Antes pouco valorizados pelas pequenas e médias empresas, a identidade da marca e, consequentemente, a mensagem que quer transmitir dos seus produtos e serviços pode ser um diferencial na hora de fechar um negócio. Porém, no que, afinal, contribuirá o branding para uma empresa?

De acordo com Helio Moreira, diretor da NewGrowing Design & Branding, agência especializada em design de marcas e identidade visual, "nos últimos anos a evolução das marcas mudou o comportamento de gestão de algumas companhias. Partindo da promessa à entrega, de dentro para fora, da teoria para a prática. Sendo assim, está cada vez mais claro que a marca deve ser melhor gerenciada e tratada como um ativo estratégico e com uma gestão específica. Não mais apenas como uma simples 'logomarca' jogada no mercado".

"Neste momento precisamos parar e repensar nossas atitudes. Dando mais atenção para esse bem tão precioso que ao longo do tempo queremos construir e conquistar. Por isso, é importante avaliar para qual caminho deseja seguir. Seja contratando um profissional (gestor de marcas) com conhecimento e uma metodologia eficiente, para orientá-lo, ou, então, arriscar-se sozinho, traçando uma direção", completa o especialista em gestão de marca.

A estratégia da empresa necessita estar alinhada à proposta de valor e a visão de futuro. É preciso criar referências para as pessoas, utilizando uma linguagem comum e fácil de compreender. Se conseguir organizar parte dessas informações e priorizar as diretrizes estratégicas, ao menos, a direção estará certa.


Fonte: www.gestopole.com.br


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