sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Cartilha do Gestor LIV




Eficiência, eficácia e efetividade


A velocidade de crescimento dos mercados acabou atropelando o planejamento das empresas que se viram obrigadas a se voltarem ao como fazer?

Na medida em que o ambiente externo foi exigindo novos padrões de desempenho, ou que as próprias empresas passaram a se preocupar com seus próprios resultados, passaram a focalizar o porque fazer, para que fazer?

A eficiência está relacionada a custos, à maneira pela qual os meios são gerenciados. É a otimização dos recuros disponíveis, através da utilização de técnicas, métodos e normas, visando um menor esforço e um menor custo na execução das tarefas.

A eficácia está relacionada com o atingimento de objetivos e metas. Sua preocupação é com resultados. Dizemos que uma organização é eficaz quando ela tem objetivos e eles são atingidos.

A efetividade diz respeito à preocupação das organização com o seu relacionamento externo, sua sobrevivência e atendimento das reais necessidades sociais, pressupondo antes, certo grau de eficiência e eficácia.

É oportuno lembrar Peter Druker que afirma que devemos nos preocupar em "fazer as coisas certas" (eficácia), mais do que simplesmente "fazer certo as coisas" (eficiência), que não tem relevância para os objetivos sociais.

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