terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cartilha do Gestor LIII


O Processo de Controle


Um Sistema de Controle deve, antes de tudo, ser compreendido por todos aqueles que dele se utilizam, deve antecipar e relatar desvios em tempo para permitir ação corretiva antes que desvios mais sérios possam ocorrer, deve ser suficientemente flexível para permanecer compatível com as mudanças do ambiente organizacional. Também é necessário que seja econômico para evitar despesas adicionais de manutenção, indicar a natureza da ação corrtiva requerida para manter a execução de acordo com o plano e desenvolver-se através da participação ativa dos princiapis executivos envolvidos.

Também são fundamentais ao Controle, a existência de planos, os mais completos, claros e integrados possíveis, o que tratá maior eficácia. E também requerem uma estrutura organizacional para estabelecer, nos diversos níveis e nas diversas áreas, que pessoas ou órgãos deverão efetuar qual tipo de controle e sobre qual tipo de atividade.

Os Controles não devem ser meios utilizados pela empresa para determinar as recompensas e as punições ou então ajustar o comportamento das pessoas às suas exigências e interesses. Assim, o Controle pode ter implicações emocionais e disfuncionais e muitas vezes, são percebidos com restrições. Essa perspectiva limitada das pessoas pode provocar alguns problemas.


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