terça-feira, 16 de novembro de 2010

Regras da Garagem


Publicado em 26-Oct-2010, por Gustavo Rocha



A HP iniciou suas atividades em uma garagem, assim como muitas empresas de tecnologia. Eles criaram na época as regras da garagem, que transcrevo abaixo:

· Work quickly, keep the tools unlocked, work whenever.
· Know when to work alone and when to work together.
· Share tools, ideas. Trust your colleagues.
· No Politics. No bureaucracy. (These are ridiculous in a garage).
· The customer defines a job well done.
· Radical ideas are not bad ideas.
· Invent different ways of working.
· Make a contribution every day. If it doesn’t contribute, it doesn’t leave the garage.
· Believe that together we can do anything.
· Invent.

Fonte: http://www.wired.com/epicenter/2009/01/rules-of-the-ga/#ixzz11UqvwzzP

Em bom português, as regras são:

? Trabalhe rapidamente, manter as ferramentas desbloqueadas, trabalhar sempre.

? Saber quando trabalhar sozinho e quando a trabalhar em conjunto.

? Compartilhar ferramentas, idéias. Confiança aos seus colegas.

? Sem política. Sem burocracia. (Estes são ridículas em uma garagem).

? O cliente define um trabalho bem feito.

? Idéias radicais não são más idéias.

? Inventar maneiras diferentes de trabalho.

? Fazer uma contribuição todos os dias. Se não contribuir, ele não deixa a garagem.

? Acreditar que juntos podemos fazer qualquer coisa.

? Inventar.

Como aplicar estas regras no nosso dia a dia?

Analisando que as regras que eles criaram são um bom resumo de como se portar em um ambiente sadio e não perder a criatividade.

Ou seja:

? Trabalhe rapidamente, manter as ferramentas desbloqueadas, trabalhar sempre.

Faça o seu melhor, mantendo tudo ao seu redor organizado e com foco no seu trabalho.

? Saber quando trabalhar sozinho e quando a trabalhar em conjunto.

Um não exclui o outro, quer dizer, podemos trabalhar em equipe e produzirmos sozinhos, precisamos encontrar nosso tempo para ambas as tarefas.

? Compartilhar ferramentas, idéias. Confiança aos seus colegas.

Quem esconde seu trabalho e ideias não tem como crescer no universo corporativo. Dividir conhecimento para somar produtividade é a regra.

? Sem política. Sem burocracia. (Estes são ridículas em uma garagem).

Não só na garagem estas ideias são ridiculas. Precisamos de monitoramento, organização, nunca burocracia. Política, somente a da boa vizinhança e de cordialidade. Politicagem na empresa só leva a pouco trabalho, muita reunião e nada de resultado.

? O cliente define um trabalho bem feito.

Precisa explicar? Quem analisa se está bom ou ruim é quem recebe o produto ou serviço. O resto é discurso…

? Idéias radicais não são más idéias.

As vezes, as ideias mais simples ou radicais podem solucionar toda a problemática da empresa… Não disperdice ideias. Escute, analise, pense na viabilidade e depois diga não.

? Inventar maneiras diferentes de trabalho.

Sempre trabalhar da mesma forma dá segurança, mas segurança é sinônimo de desemprego e perda de mercado. Sem nos reinventar todos os dias, tentar fazer mais e melhor, é impossível crescer.

? Fazer uma contribuição todos os dias. Se não contribuir, ele não deixa a garagem.

Procure contribuir com a empresa todos os dias. Se não contribuir, que isto não saia da garagem, ou seja, que a empresa seja o receptor do bom e o sarcófago do ruim. Falar mal da empresa e/ou funcionários não leva a nenhum lugar.

? Acreditar que juntos podemos fazer qualquer coisa.

Se você acreditar que pode, você pode. Se não fosse assim ainda estaríamos caçando animais para viver. Nós podemos evoluir. Basta nós querermos e batalharmos para tal.

? Inventar.

Sempre buscar algo diferente, algo novo ou uma nova perspectiva sobre aquilo que já existe. Isto é inventar e reinventar.

Enfim,

Use e abuse destas regras de garagem. Se quando era uma garagem já havia regras sólidas e frutíferas como esta, hoje como uma enorme empresa, mais ainda são validas e necessárias para o desenvolvimento sustentável.

Você é uma pequena empresa/escritório? Usa alguma ou todas as regras?

Você é uma grande empresa/escritório? Serve de inspiração estas regras?

Lembre-se: Você é que faz a diferença entre o sim ou não, entre o bom ou mal, entre o sucesso e o fracasso.

Agradeço ao amigo e cliente Daniel Von Hohendorff por me enviar o artigo para reflexão e possibilitar a escrita deste post.

_______________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

Todos direitos reservados.


Do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário