quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Cartilha do Gestor LI



O Processo de Controle



O processo se desenvolve em três fases:

Estabelecimento de padrões

Os padrões representam o desempenho desejado e podem ser tangíveis ou intangíveis, vagos ou específicos, mas sempre relacionados com o resultado que se deseja alcançar. Existem padrões de qualidade, de quantidade, de tempo, de custo, éticos, etc. É desejável que se trabalhe com padrões tangíveis, de preferência numéricos, que possam dar maior exatidão às comparações.

Comparação dos Resultados Conseguidos

Toda atividade ocasiona algum tipo de variação. É importante determinar os limites dentro dos quais essa variação possa ser aceita como normal. Nem toda variação exige correções, mas apenas aquelas que ultrapassem os limites dos critérios especificados.

Adoção de Medidas Corretivas

O propósito é corrigir os desvios observados em relação ao padrão e reduzi-los ou eliminá-los a fim de que a ação possa continuar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário