sábado, 20 de novembro de 2010

Realidade ou ilusão?




Publicado em 19-Oct-2010, por Gustavo Rocha



Muitos profissionais esperam que suas atitudes andem sozinhas, ou ainda, que todos saibam o que ele quer que seja feito, sem maiores explicações.

O mundo não funciona assim.

Exemplo prático: Um escritório faz seu cadastro nas redes sociais, como facebook e twitter. Entra vez em quando e posta algo. Assim, ele pensa que está plenamente conectado as mídias sociais atuais.

Ledo engano.

Para estar nas redes sociais deve-se ser informativo, escrever muito, dar opiniões, estar presente, compartilhar noticias interessantes e pertinentes a sociedade ao qual está inserido, enfim, deve interagir. Não basta estar lá. Não basta postar vez em quando. É imperioso interagir.

Outro exemplo: Um chefe diz ao funcionário para executar uma determinada tarefa. O funcionário executa, mas não a contento aos olhos do chefe. Perguntas básicas: Faltou explicação ao funcionário? Ele tinha todos os elementos para tomar uma decisão? A decisão era para ser tomada pelo funcionário ou o chefe deveria ter tomado e não a tomou? Enfim, não adianta culpar os outros pela própria ineficiência.

Vivemos um universo em que muitas pessoas pensam viver a realidade, mas vivem a ilusão da realidade.

Não adianta se iludir. Busque os fatos concretos, analise, critique os procedimentos. Rode o PDCA (leia aqui). Seja a mudança que quer ver no mundo.

Para poder crescer é fundamental criticar. Não as pessoas, óbvio. Temos que criticar os procedimentos, pensar no que podemos melhorar, no que podemos desenvolver de maneira diferente.

Sem a crítica aos procedimentos, não podemos viver na realidade. Temos uma ilusão da realidade. Esta ilusão proporciona uma falsa segurança.

Não aceite a segurança – falsa – de que o sucesso chegou.

Não se acomode.

Busque a realidade real e não a ilusão, por mais doce que esta possa ser.

Em suma, não iluda a si mesmo, pois até o Renato Russo já sabia que mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira…

_______________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

Fonte: www.gestopole.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário