domingo, 21 de novembro de 2010

Entenda o Caso do Banco Panamericano



"Todos os administradores do Panamericano foram demitidos", manchete de primeira página de um importante jornal brasileiro.

E provavelmente serão processados pela provável fraude e "rombo" de 2,5 bilhões. Será que o Brasil precisa de administradores, como venho batalhando? É a primeira pergunta que me fazem.

Como nenhum administrador reclamou, e nenhum jornalista pesquisou, a não ser este blog, a era do administrador vai demorar a ser implantada no país, por omissão da classe. .

O problema do Panamericano é que dos sete membros do Conselho de Administração, somente dois eram formados em Administração, um dos quais pela Luzwell, que não figura entre as 100 mais. Ou seja, só um era de fato administrador com nível para administrar um banco.

Portanto, é uma difamação de toda a classe de Administradores publicar que os "administradores" foram demitidos, e um comunicado enérgico do CRA é devido. É a função dele.

O Conselho de "Administração" era Presidido por alguém formado em Direito.

Tem um formado em Educação Física, cujo currículo não tem nenhuma matéria sobre bancos, muito menos de fiscalização.

Tem economista, muito competente e que trabalhou no governo Sarney, outro advogado, e outro sem curso superior. O Administrador, pelo jeito era o único qualificado. Foi Presidente do Banco Central, mas provavelmente era sempre voto vencido.

Os demais membros do Conselho de "Administração", estavam todos exercendo ilegalmente a função de Administrador. Ou pelo menos deveriam mudar o nome do Conselho.

Cinco dos sete membros do Conselho de "Administraçao" não sabiam o que deveriam fazer, que perguntas dirigir, que áreas analisar nem como analisar os relatórios apresentados.

Jornalistas pelo menos deveriam entender de Português, que Conselho de "Administração" competente e profissional só poderia ser de Administradores. Não compete ao um educador físico administrar um banco.

Ou então, o CRA deveria exigir nos casos como este a denominação de Conselho de Notáveis, Conselho Consultivo, Conselho de Curiosos e Amadores, mas não Conselho de Administração.

Temos um longo caminho a percorrer, primeiro corrigindo os erros e as difamações públicas a que somos atribuídos.

Eu já fiz minha carreira, e parece que nenhum de vocês está preocupado com a sua futura.

Escreva para o jornalista que publicou a notícia e peça que corrija a informação equivocada. Já! Senão o termo Administração será queimado antes de começar.


Do blog do Stephen Kanitz



Nenhum comentário:

Postar um comentário