quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ENRIQUEÇA SEU TALENTO


Publicado em 28-Oct-2010, por Nelson S. Lima




O talento tem sido apresentado como palavra-chave que traduz um bem precioso de que necessitam todas as organizações humanas, as nações e o mundo moderno. E que significa talento? Diferente da inteligência, o talento é o conjunto de atributos e aptidões que permitem altos desempenhos a quem o saiba cultivar e direcionar para tarefas e atividades de interesse para a sociedade.



Foi graças ao talento de alguns que a sociedade humana evoluiu do seu primitivismo arcaico até à sociedade tecnológica e cientificamente avançada de hoje. Foi o talento - que envolve uma série de predicados - que permitiu a invenção da roda, as pinturas rupestres, o pensamento filosófico, a astronomia, a navegação, o comércio, a indústria e a conquista espacial.

A louca competição dos negócios já não se satisfaz, porém, com as pessoas meramente talentosas. Num mundo em rápida transformação as empresas necessitam também daquilo que eu chamo de talento enriquecido. Não o enriquecimento que a formação acadêmica ou profissional oferece mas algo mais valioso que existe em potencial nos indivíduos e que, quando liberto (e permitido), garante às empresas uma valorização continuada ao ponto de conquistarem uma posição invejável no mercado.

O talento enriquecido difere do simples talento porque este é formal, racional, metódico, orientado para a concretização de objetivos imediatos, podendo brilhar pelo alto nível de realização conseguido. Eu estou falando, porém, de um outro patamar de capacidade humana para a transcendência e a superação. A esse nível, nem todo o detentor de talento chega lá. Exige-se muito mais do que aptidão ou mesmo superdotação!

O talento enriquecido é aquele que se obtém das pessoas quando expostas a uma "radiação" positiva de inteligência, cultura e consciência. Esta é uma questão fulcral. Com essa radição elas transformam-se rapidamente em acérrimos agentes de mudança virando os resultados e alcançando altos níveis de desempenho. São elas que representam atualmente o principal capital intelectual das empresas e que são o garante do seu futuro.

Para que me entendam melhor: costumo conceder que a sociedade humana possui 9 níveis de evolução de acordo com a teoria Psicologia Integral. Geralmente, os indivíduos talentosos estão no nível 4 (lógico-racional) e respondem bem às exigências de competência que lhes colocam. São habitualmente normativos, perfecionistas, persistentes e capacitados.

Eu busco os de nível 5 e 6 que, além de garantirem as habilidades dos de nível 4, oferecem outras particularidades, cada vez mais valorizadas no mundo de hoje (e, mais ainda, no futuro). Eis algumas das suas caraterísticas mais evidentes:

1. sólida inteligência multifocal: analítica, criador e prática;
2. grande flexibilidade mental;
3. cultura acima da média;
4. diversificada informação sobre o quotidiano do mundo;
5. ampla abertura mental para a inovação;
6. elevada espiritualidade (não religiosa);
7. profundo horizonte de tempo (habilidade mental para imaginar o longo prazo e trabalhar nele);
8. forte consciência existencial e social;
9. magnífica maturidade (independente da idade);
10. elevada inteligência de risco (saber decidir em situações de incerteza).

O talento enriquecido garante, pois, além de excelentes níveis de desempenho numa tarefa, numa missão ou numa profissão uma atitude geradora de comportamentos bem adaptados a cada situação e especialmente em ambientes e momentos de trabalho complexos e ambíguos.

Por fim, as pessoas dotadas de talento enriquecido são aquelas que dão mais garantias na condução de equipas e empresas. São as primeiras a serem promovidas quando se pretende que a organização trilhe novos caminhos e conquiste novas posições no mercado (e também no mundo). (Este aspecto é muito importante pois a empresa com futuro não sobrevive apenas ganhando o seu mercado mas também "conquistando" a sociedade).

As empresas que ambicionam o sucesso consistente e duradouro necessitam de adquirir ou saber produzir e manter talento enriquecido. A formação tradicional não basta. É insuficiente. Há que procurar outras fontes. Seja você mesmo o seu tutor. Enriqueça seu talento!



Nelson S. Lima

nelsonlima@europe.com

Diretor Nacional na Inglaterra da EURADEC Associação Europeia para o Desenvolvimento da Educação e Cidadania

Diretor da Divisão de Investigação em Psicologia da EURADEC na Alemanha

CEO do Instituto da Inteligência (Europa)


Fonte: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário