domingo, 28 de novembro de 2010

Xadrez e o Marketing Jurídico




Publicado em 28-Oct-2010, por Gustavo Rocha


Qual a similitude entre um jogo de xadrez e o marketing jurídico?

Muitos elementos são identicos e outros nos servem de referências.

Primeiro pela posição das peças no tabuleiro: peões na frente, rei e rainhas protegidos e em cada canto uma torre.

Depois pela forma que o jogo se desenvolve, ou seja, a cada movimento seu e do adversário há mudança na estratégia.

Enfim, pelo contexto, uma vez que o jogador de xadrez é reconhecido justamente pelo raciocínio lógico e a estratégia constante.

Peças do tabuleiro

Em analogia ao jogo, quem é o rei e a rainha do jogo? Na maioria das vezes os sócios do negócio. Algumas empresas tem reis e rainhas em cargos subalternos também, onde reside o perigo.

Qual o objetivo do jogo? Proteger o rei e a rainha.

Qual objetivo do negócio? Crescer, expandir mercado e deixar o rei e a rainha do negócio com satisfação.

Os funcionários devem agir pensando que se o rei e/ou rainha forem expulsos ou caçados o jogo termina, ou seja, a empresa fecha.

O risco de todo negócio está nas mãos dos sócios. Eles é que tem a estratégia de como vencer o jogo neste mercado, afinal o risco de ser deposto também é deles.

Por esta razão, os sócios não podem ser os primeiros a serem chamados quando um problema acontece. Eles devem ser a última instancia/alternativa. Você já viu um jogador estratégico de xadrez inciar o jogo com a Rainha? OU querer salvar um peão com a rainha? Não. A melhor opção é enviar as outras peças estratégicas, como gerentes, supervisores, facilitadores, etc para que estes possam tentar resolver. Se nada disto funcionar, tudo bem, vá o rei e a rainha atender. Agora, cientes de que se eles não resolverem, ninguém mais na empresa resolverá.

Forma do jogo se desenvolver

Quando inicia o jogo de xadrez, as peças vão ganhando posições conforme avança o jogo. No âmbito do marketing jurídico a questão é a mesma. A medida em que o mercado se movimenta, o advogado deve estar preparado para mudar a sua estratégia.

Como assim?

Vamos pensar num exemplo prático: Você preparou um evento em que irá abordar um determinado assunto. Próximo da data, você descobre um outro evento com temas similares. Você precisa mudar a data do seu evento? Não. Você precisa é estar preparado que o público pode estar se dividindo entre o seu evento e o outro.

O mercado muda constantemente. Muda sem aviso prévio. Precisamos aproveitar as oportunidades que surgem para alavancar novos negócios.

Você leu que a construção civil está em alta. Esta notícia tem reflexos na área trabalhista, previdenciária, societária, tributária, civil e até mesmo penal. Quem cresce pode ter situações de contratação e demissão, pagamento de verbas indenizatórias e rescisórias, precisa achar um jeito de pagar menos impostos e pode ter funcionários com problemas de briga e outros com consequencias penais.

Oportunidades existem. E como está a sua estratégia para isto?

Enfim,

Você quer ter sucesso no marketing jurídico e gestão do seu negócio? Faça como no jogo de xadrez: Planeje as jogadas (ações), elabore as ações concretas pensando no próximo passo e em caso de alguma surpresa, mude de estratégia para não perder o foco nem o cliente.

_______________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

Todos direitos reservados.


Do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário