quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Um Incentivo à Criatividade



Publicado em 27-Oct-2010, por Anderson Carobressi


Você tem se tornado um profissional muito previsível? Suas propostas e soluções para os desafios do trabalho são conhecidas por todos, antes mesmo de você as revelar? A diretoria tem lhe cobrado soluções mais inovadoras, mais versatilidade, mais criatividade e você está sem saber como agir?



Talvez você esteja precisando de uma "terapia" de criatividade, pois a gente se acostuma fácil a repetir padrões comportamentais. É como dirigir até ao trabalho: raramente pensamos no caminho que estamos percorrendo, apenas temos que segui-lo. É mais cômodo e confortável.



Falar sobre criatividade é falar sobre ter ideias. Aliás, temos várias ideias a todo momento. Esse pode ser o início do ciclo criativo. Porém, não podemos deixar de lado a percepção e a intuição, fatores que ajudam no processo criativo. Mas antes quero tratar de outros aspectos.



Nosso cérebro é formado por dois hemisférios: esquerdo e direito. Exceto naqueles que possuem alguma anomalia, ambos hemisférios trabalham em conjunto na nossa cabeça para responder aos mais variados estímulos que recebemos. Como todo mundo sabe, o hemisfério direito é o lado criativo, intuitivo, subjetivo, da percepção, da arte, da música e de outras abstrações. O lado esquerdo é o racional, lógico, matemático, da decisão. Tendemos naturalmente a nos inclinar mais para um estilo do que para outro. É por isso que escolhemos profissões distintas umas das outras. Um engenheiro tem uma forte carga de utilização do lado esquerdo, enquanto um ator tem a predominância do lado direito. Até aí sem novidades. E quando falamos de pessoas como Einstein, Michelangelo ou Leonardo da Vinci? Da Vinci, para quem não sabe, se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Tudo isso em uma só vida. Foi o precursor da aviação, projetando máquinas voadoras, além da indústria bélica, pois entendia de balística e também de projetos de tanques de guerra. Além de genial, qual hemisfério era mais predominante em Da Vinci? Os dois.



O fato é que hoje buscamos a especialização, e não a generalização. Se hoje Da Vinci fosse cursar Letras na universidade, após ter feito Engenharia ou Matemática, ia ser duramente criticado por falta de foco. Somos treinados para ser especialistas. Fazemos Pós-Graduação, MBA, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado visando sermos os melhores em uma determinada área, o que acaba nos rotulando e nos "proibindo" de darmos palpite em qualquer outro assunto que não seja o de nossa especialidade. Somos invisivelmente conduzidos aos paradigmas das relações sociais e profissionais sem percebermos.



Tem um filme no YouTube muito interessante que mostra como é possível realizar uma tarefa extremamente rotineira de forma criativa (http://youtu.be/2lXh2n0aPyw - "The Fun Theory"). Ele serve de estímulo para pensarmos em como realizar algumas atividades ou processos rotineiros de forma mais criativa, atraindo mais clientes e desenvolvendo soluções mais eficazes. Convido-o a assistir.



Voltando à percepção e à intuição, é de conhecimento geral que construímos um mapa mental sobre a forma de enxergar o mundo e seus acontecimentos. Para uns, um fato específico chama a atenção; para outro, não. É porque o nosso modelo mental está preparado para rastrear tal informação, de forma que ela se agregue a um modelo já existente. Por isso é tão incômodo e difícil de se quebrar paradigmas, a começar com nós mesmos. Mas é "fora da caixinha" que podem estar as soluções mais inovadoras e inesperadas para antigos problemas.



E como pensar diferente? Muitos querem ser inovadores e criativos, mas andam sempre pelos mesmos lugares, falam sempre com as mesmas pessoas, assistem aos mesmos programas, leem sempre os mesmos jornais, revistas e por aí vai.



Já a intuição foge a qualquer lógica de análise ou interpretação. É o que acontece ao vermos, por exemplo, uma situação de iminente perigo onde podemos afirmar: "isso não vai acabar bem...". Ou até em nossas descobertas pessoais, quando falamos: "como é que eu não pensei nisso antes?". Sem querer me aprofundar muito no assunto, que é bastante complexo, o fato é que nossa sociedade ocidental tem o costume de ignorar as intuições, pois elas não se baseiam em fatos e dados lógicos para comprovar qualquer coisa. Porém, muitos cientistas e estudiosos já concluíram que ela provêm, dentre outras coisas, de um acúmulo de sucessivas experiências que agem no nosso inconsciente, sem que tenhamos que parar para pensar nelas. Quando jogamos um copo de vidro no chão não pensamos se ele irá quebrar ou não, pois sua experiência já lhe diz que sim. O mesmo não acontece com uma criança pequena, que não sabe a conseqüência daquele ato.



Alguns fatos associados ao processo criativo:



* Esteja preparado para assumir os diversos papéis no processo criativo: o de explorador (de ideias, fatos, materiais etc.), o de artista (estabelece as correlações dos fatos e dados reunidos, sob diversas abordagens), o de juiz (avalia os prós e contras da ideia) e o de guerreiro (lutar para transformar sua ideia em realidade).
* Ninguém pode ser criativo se não estiver disposto a assumir riscos. No caso do mundo corporativo, significa dar suporte às inovações, principalmente financeiro, mesmo que elas não tragam resultados esperados.
* Há um perigo latente a todos os criativos: apaixonar-se por sua idéia, mesmo que ela não valha a pena. Se você perceber isso, simplesmente abandone-a e não perca mais tempo com ela.
* As inovações no mundo dos negócios passam pela aplicabilidade e capacidade de produzí-la em larga escala. Sem esses dois aspectos sua ideia pode ser até uma invenção, mas não chegará a inovar o mercado.
* Se você tem medo de ser criticado, não crie nem inove. O conformismo e a intolerância, na maioria das vezes, é o fator dominante. Novas ideias geralmente trazem incômodo e desagrado. Muitas pessoas sentem-se extremamente desconfortáveis em situações em ambigüidade.



Teoria boa é aquela que se comprova na prática. Portanto, vamos exercitar a nossa criatividade e boa sorte!!



do site: www.gestopole.com.br

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