sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

As Campanhas de Incentivo



Publicado em 28-Dec-2010, por Carlos Donizetti Casartelli


A história da própria humanidade pode ser interpretada como a história da competição entre os homens.
É através da concorrência entre dois ou mais seres humanos, que se dá o progresso e o desenvolvimento.

Se essa competição for saudável, melhor.
Quando o marketing usa a ferramenta das campanhas de incentivo, ele extrai uma poderosa e fantástica energia para estimular o crescimento das equipes de trabalho e da própria empresa.
As pessoas de uma forma ampla, tem um objetivo em comum: vencer
Porém dessa multidão poucos serão realmente vitoriosos.
Mas porque certas pessoas tem mais disposição para lutar do que outras?
Porque estas tem um ingrediente chamado INCENTIVO.
Veja a palavra incentivo. Do latim “incentivum”, significa estimular, atear fogo em algo.
Vamos a um exemplo clássico:
Uma empresa está com uma equipe ( pode ser de qualquer área ) fria, apática e sem ter muita determinação de ir buscar os resultados esperados.
Uma campanha de incentivo pode “atear fogo” no meio deles e assim certamente eles terão maior movimentação para partir em busca dos objetivos.

O conceito de campanha ou programa de incentivo .

Trata-se de uma ferramenta a ser usada para promover a motivação de pessoal interno como vendedores, representantes, balconistas, cobradores, atendentes, linha de produção, etc. com o intuito de atingirem metas através do oferecimento de uma recompensa.
Normalmente essas recompensas são colocadas sob a forma de produtos ou viagens.
Há mais de quatro mil anos os gregos faziam o uso desse tipo de campanha de incentivo. Eles tinham um fantástico poder de estimular os indivíduos a se dedicarem ao extremo para correr, saltar, lutar e jogar sem ter uma recompensa financeira e sim o reconhecimento da vitória. Não era apenas pela premiação, que era basicamente um coroa de louros.
Os gregos nos ensinaram que existem dois fatores que levam o homem a batalhar pelo seu próprio objetivo : o reconhecimento e a recompensa.

O incentivo foi colocado na Grécia , nos jogos olímpicos, com o uso do pódio, onde o atleta era reconhecido pelo público como o melhor de todos, o vitorioso. Esse era o reconhecimento e o prêmio era uma coroa de louros.
Quem usava uma coroa de louros, na Grécia, passava a ser tema dos grandes artistas e escultores, que em suas obras iriam perpetuar seus feitos.
Na sociedade moderna o sentido dos estímulos para a busca da superação é basicamente o mesmo. Isso está dentro de todos nós, desde o momento do nascimento, na vida familiar, escolar, corporativa, etc. A isto chamamos de motivação. A motivação está dentro de cada um. A motivação por algo só é possível acontecer através do próprio indivíduo. Podemos dizer que apenas eu posso me motivar por algo criado por um incentivo externo.

Cuidados especiais nas campanhas de incentivo

Oferecendo apenas um prêmio a uma equipe não significa que se fez uma campanha de incentivo. O conceito é mais forte e mais amplo que isso. Temos que equilibrar o prêmio com o reconhecimento.
Esse equilíbrio faz com que as pessoas fiquem concentradas a maior parte do tempo nos objetivos propostos.

O planejamento de uma campanha de incentivo, passo a passo:

Fixar um objetivo;
Rever os dados históricos e perfil do grupo que será incentivado;
Investir na criação de um tema de impacto;
Planejar o retorno do investimento;
Determinar o período da campanha;
Determinar a premiação;
Estabelecer o reconhecimento a ser ofertado;
Estabelecer um regulamento;
Preparar o lançamento da campanha;
Definir as formas de comunicação;
Planejar a manutenção;
Finalizar a campanha;

No final, este trabalho todo não poderá gerar custos.
Uma boa campanha de incentivo tem custo zero.
O lucro que virá de uma campanha de incentivo deverá ser considerado como lucro incremental .
Parte do lucro é utilizado na própria campanha, ou seja, a campanha deverá ser planejada para ser auto-pagável.


Fonte: www.gestopole.com.br


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