quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Atenção aos “minutos mágicos” da carreira profissional



Publicado em 16-Dec-2010, por Alessandra Lopes

A hora certa de decidir sobre os negócios se torna uma das maiores preocupações dos profissionais hoje no mercado. São às vezes oportunidades, barreiras, desanimo ou até fundamentos que confundem quando se tem que optar em seguir um projeto ou recomeçar com outro.

Neste sentido, na medida em que os objetivos se concretizam, surgem situações incríveis, de, por exemplo, afastar-se da concepção atual para um plano B, que aparentemente pode ser uma fuga - ou trilhar ainda o plano A, aquele que vem sendo trabalhado de retorno lento, mais que o esperado.

Não existe padrão para saber a hora exata de tomar certas atitudes que interferem decisivamente em toda a carreira. Aliás, o segredo de um empreendedor ou profissional concentrado está justamente nas escolhas cotidianas. É sabedoria que abrange experiência e envolvimento no que vem sendo focado.

Falar deste assunto talvez seja para alguns sem importância, mas vivemos num mundo cheio de notícias, numa vida insaciável, um mercado altamente promissor e ao mesmo tempo complicado, porque nos induz a freqüentemente buscar rumos sobre a estrada profissional.
Digamos que pessoas bem sucedidas, ou que desejam ser, está sempre à procura de evoluir, de ver no topo suas conquistas. E não se conformam com as conquistas, por isso se cria modernas metas imediatamente, para suprir a necessidade de estar acompanhando a mente, que velozmente se exige, e também as tendências que sempre apostam nossos desejos.

Numa parada à sombra se pergunta: Quem está preparado para saber a direção correta da carreira profissional? É uma análise de comparações, que traz reflexão de tudo que já foi posto e vivenciado, buscando um feedback apropriado para diagnosticar possíveis acertos e erros.
Este momento é crítico. Talvez o mais. E é preciso resolver... De continuar o caminho independente de dificuldades e atrever-se a dar o próximo passo; ou de recomeçar tudo apostando em novos tesouros, e inovar.
A segunda opção seria quase a mesma coisa que aceitar a reengenharia. Absorver plenamente o que é contemporâneo e abolir os sonhos, as idéias.

É o momento de interiorizar-se, de intervir o mais impressionante raciocínio. Ouvir as pessoas, todas que de qualquer forma fazem parte da história, mas não de ceder ao que dizem exatamente, colhendo as sabedorias que cada um proporciona, e de cada forma.

E o risco de confundir desistência com persistência é grande, por isso uma alternativa pode ser mudança de estratégia. Isso, palavra mágica. A estratégia bem planejada faz tudo ficar a nosso favor. E mudá-la não quer dizer sair do norte. É apenas a maneira diferente e madura de como conduzir os objetivos. Pode ser opção também um simples desvio de caminho. Desviar não necessariamente significa sair do trajeto, mas uma tática para enfrentar o mundo por outro ângulo.

Cuidado com as decisões e como dizia Paulo Coelho em um de seus romances, atentai-vos ao “minuto mágico” da vida, sob qualquer aspecto.

www.alelopes.blogspot.com


Fonte: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário