sábado, 8 de janeiro de 2011

Contabilidade e o Custo Brasil



Publicado em 17-Dec-2010, por Carlos Cesar D'Arienzo



Muito tem se falado àrespeito do Custo Brasil, principalmente quando críticas são feitas aos governos no planejamento e implementação das soluções para dirimir os problemas estruturais da economia brasileira.Todavia, pouco se fala sobre o custo de não sabermos quais são os Custos das Operações das Empresas brasileiras, de fato! não falo de ficção ou simples formalismo fiscal. Quem estuda e trabalha nas áreas contábil, econômica e administrativa, não consegue vislumbrar respostas satisfatórias para esses questionamentos.

Não é possível mencionar Contabilidade ou custo de operação das empresas com vistas à formação de preços ao mercado consumidor, sem conhecer a composição e valor do Patrimônio. Como sabê-los, se a Contabilidade costuma ser vista por empresários (exceções) como um setor operando nas sombras da empresa, no submundo ? Isso quando ela é feita por completo, não é raro que sejam cumpridas as formalidades legais somente, e, de tempos em tempos, pois a política tributária de empresas com essa filosofia costuma ser esperar a próxima anistia fiscal, promovidas igualmente de tempos em tempos por governos pouco zelosos em relação ao uso do dinheiro público, que acabam por comprometer a própria eficiência governamental e por punir as empresas com boas práticas contábeis.

Essas deficiências acabarão por influenciar negativamente nossos administradores e os variados agentes econômicos e sociais que demandam dados contábeis das empresas brasileiras, produzirão informações que não representam suas dinâmicas, quando muito, um quadro estático distorcido, de onde conclusões errôneas serão tiradas para influenciar políticas administrativas que já nascerão comprometidas com o insucesso.

As implicações das dificuldades nos cálculos dos custos operacionais das empresas privadas e públicas, resultam na alocação ineficiente dos recursos econômicos postos à disposição da sociedade. Por exemplo, não é possível calcular com boa significação estatística, o PIB, como representação do sistema econômico. Para as pessoas que estejam se indagando sobre a relevância de tal cálculo, em Economia, a disciplina que trata do assunto é denominada de Contabilidade Social. O correto cálculo do PIB pode fornecer informações úteis para o planejamento (e distribuição de recursos) nacional das necessidades públicas: escolas, hospitais, agricultura, defesa, segurança etc. Essa boa governança oriunda de uma contabilidade feita corretamente, poderá reverter em benefício das próprias empresas privadas.

Poderíamos reformular os cursos de Contabilidade, indicar aos alunos a necessidade imperiosa de seguir a Técnica sem perder o horizonte da Ética. Qual é o verdadeiro Custo Brasil ?


Fonte: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário