segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O que é ser advogado?





Publicado em 7-Dec-2010, por Gustavo Rocha



Pergunta difícil não?
Muitos irão afirmar que ser advogado é ser indispensável a administração da justiça, outros dirão que é a defesa dos direitos perante o juízo, outros dirão que é uma profissão maravilhosa.
Todos estão certos ao meu ver. Contudo, ser advogado hoje é muito mais do que isto.
Ao sair da faculdade o profissional se depara com uma realidade que aprendeu nos bancos escolares: Precisa saber peticionar, escrever, ler muito e falar complicado para ser um bom profissional.
Ele tenta seguir a risca estes ensinamentos e percebe que está perdendo tempo. Acaba não conquistando clientes e fica sem entender o porque de não ter sucesso, se sabe a lei, jurisprudência e escreve e se posiciona bem…
Ser advogado hoje é totalmente diferente do que foi ser advogado há 10 anos atrás.
Hoje temos uma realidade em que o que realmente importa não é o resultado em si, mas o impacto econômico que isto causará. É preferível perder uma demanda do que ter um impacto negativo de mídia ou ecológico.
O famoso bem jurídico, aquele que aprendemos na faculdade como o objetivo a ser perquerido nas demandas, hoje se traduz no bem econômico que pode representar.
Lógico, não estamos apenas falando de dinheiro. Ser advogado é muito mais do que isto.
Contudo, a percepção do mercado sob a ótica de quem é o advogado e de que forma ele é importante socialmente mudou.
Hoje temos advogados em empresas não apenas para demandas jurídicas, mas para minimizar riscos, dar opiniões de mercado com visão jurídica.
Hoje temos advogados de pessoas físicas que devem orientar se a demanda é adequada ou apenas um paliativo de tempo, se o cliente terá algum benefício não financeiro, ou seja, se a ação vale a pena.
Ninguém tem tempo para dar a ações que não valem a pena. Brigar e não resolver é um luxo para quem aceita que a vida é uma questão de tempo.
Quem está preocupado apenas em benefícios financeiros pode até querer entrar com certas ações, contudo, ao balançarmos o que teremos de benefício e a nossa paz, tempo e vida, nem sempre a conta é proveitosa para nós.
Além disto, temos que pensar que ser advogado hoje é estar mais alinhado a gestão e tecnologia. É obter mais resultados do escritório com o mesmo número de pessoas. É ter uma tecnologia adequada a suas necessidades.
Em bom português: Ser advogado hoje é ver a advocacia de uma maneira empresarial, aliando gestão, tecnologia e visão de mercado com o bom e velho conhecimento jurídico.
Como você vê o mercado? O que é ser advogado na sua opinião?
_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

Do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário