domingo, 23 de janeiro de 2011

O ANO NÃO COMEÇA DEPOIS DO CARNAVAL



Publicado em 29-Dec-2010, por Marco Antonio Meira


Todo começo de ano é a mesma coisa. Quem nunca ouviu empresários, gestores, vendedores e profissionais em geral, dizerem a frase: - Ah! O ano só começa depois do Carnaval! Essa mentalidade deve ser modificada, pois aqueles que pensam dessa forma perdem pelo menos dois meses no ano, que poderiam ser aproveitados de forma produtiva e preparar a empresa para o que vem depois do Carnaval.

Obviamente um descanso, todo mundo merece, mas esse descanso não significa ficar dois meses, Janeiro e Fevereiro sem fazer nada, simplesmente porque acham que não vão vender nada nesses meses, portanto não tenho muito que fazer.

O profissional que realmente pensa dessa forma estará perdendo a oportunidade de se preparar para atingir suas metas e objetivos de vendas, crescimento e posicionamento, traçadas no ano anterior e que deverão ser cumpridas durante o ano que se inicia.

Aí você pode perguntar pergunta: - O que vou fazer nesses dois meses, se meus clientes também vão esperar o Carnaval passar?

Em primeiro lugar nunca ache que todo mundo pensa igual a você. Realmente é de conhecimento de todos que existem setores da economia que sofrem um desaquecimento no início do ano, mas isso não significa que devemos generalizar a coisa. Se você pertence a algum setor da economia que não sofre desaquecimento, não precisa nem continuar com a leitura, você sabe o que deve ser feito e continue trabalhando normalmente.

É muito comum encontrarmos, nos setores que sofrem desaquecimento, pessoas que acham que não tem o que fazer, entrando em desespero, achando que o mundo vai acabar, dizendo que a crise os pegou de vez, se lamentando por estarem passando por dificuldades, mas não fazem absolutamente nada para modificar essa situação e se preparar para o que vem depois do Carnaval.

O verdadeiro empreendedor estrategista, vai aproveitar esse período de desaquecimento para realizar tarefas que em períodos normais, com o mercado aquecido, são deixadas de lado, por pura falta de tempo.

Algumas tarefas deixadas de lado, muito antes do que imaginamos, vão gerar reclamações do tipo, minha meta não está sendo cumprida, estou perdendo clientes para a concorrência, minha carteira de clientes em potencial está vazia, meus vendedores não prospectam novos clientes e por aí vai. É claro que se você tem seu mercado desaquecido e tem produção industrial, não vai continuar com a mesma produção, mas existem tarefas que podem ser feitas nesse período e que serão de grande valia quando o mercado aquecer novamente.
Aproveite esses dois meses de desaquecimento, para colocar a casa em ordem e se preparar para o que vem depois.

Organização é básico para qualquer empresa. Aproveite para organizar todos os setores da empresa. Sua equipe de planejamento estratégico deve supervisionar essa tarefa, para que estejam preparados a cumprirem as metas traçadas durante a reunião de planejamento.

Esse período é um bom momento para cuidar do seu maior patrimônio, seus clientes. O CRM (Customer relationship management) deve aproveitar para entrar em contato com seus principais clientes e verificar o que eles esperam de sua empresa durante todo o ano. Onde sua empresa pode melhorar para atende-los cada vez melhor. Esse tipo de relacionamento serve para fortificar as relações e mostrar o quanto sua empresa se preocupa com ele. Isso fará com que seu cliente não tenha vontade de buscar novos fornecedores. Não se esqueça que CRM não deve ser resumido a cartões de fidelidade ou bônus para compra. É muito mais que isso e toda empresa se esquece nos meses em que a economia está aquecida e depois sofrem a debandada de clientes para a concorrência.

Prospectar novos clientes. O início do ano é o período ideal de se fazer um levantamento de novos clientes. Fazer uma prospecção para encher a carteira de novos contatos que servirão de ajuda para elevar as vendas no decorrer do ano é o alimento dos novos negócios, gerando muitos clientes novos ativos. Existem técnicas de prospecção que valem a pena ser estudadas para que se prospecte clientes certos, que realmente possam vir a ser clientes ativos, em meu livro, A ARTE DE NEGOCIAR E VENDER descrevo essa técnica bem detalhada, mas que resumidamente significa saber onde buscar e como selecionar clientes, transformando-os em clientes em potencial. Esse levantamento deverá ser explorado pela força de vendas durante o ano.

O ano não começa depois do Carnaval, pense bem nisso!

Abraços e todos e sucesso no próximo ano.


Marco Antonio Meira
Consultor de Marketing e Vendas.
www.signcomputer.com.br
www.revistamarketingevendas.com.br


Fonte: www.gestopole.com.br


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