sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Negócios na WEB: modismo ou tendência?



Publicado em 5-Jan-2011, por Iêda Diniz


Para muitos, simplesmente denominado de “negócios na internet”, ou ações estratégicas na web, porém o que menos importa são as denominações e sim os números que envolvem esse ambiente virtual em estrondoso crescimento multifacetado.

Quando menciono “negócios na web”, não estou me referindo à empresa virtual, aquela com atividades exclusivamente em ambientes virtuais, a exemplo das empresas.com ou e-commerce, mas sim a empresas com estrutura física em algum centro comercial em um dado município que através de ações promovidas no ambiente virtual, obtém considerável aumento em seu faturamento.

O ambiente virtual proporciona vantagens e desvantagens, o risco está presente em qualquer opção de negócio, vejamos alguns prós e contra:

Entre as vantagens, observamos:

1 – Acessibilidade: seu público terá acesso a sua comunicação 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano, ou seja, você se relaciona com os consumidores de forma ilimitada;

2 – Baixo custo: essa comunicação estabelecida inicialmente vai se multiplicando, sem que seus custos aumentem, isso ocorre porque o número de usuários cresce devido à comunicação ser repassada para outros usuários.

Entre as desvantagens, podemos citar:

1 – Falta de interesse de seu público-alvo: é necessário que haja uma regularidade quanto à ação promovida, caso contrário o usuário perde o interesse, para isso deve-se estabelecer previamente um planejamento com orientações de um profissional de marketing digital ou com sólidos conhecimentos em ambiente virtual. Imagine uma determinada empresa, que se lança no twitter e diariamente proporciona promoções ou noticias interessante e após um período de regularidade, passa a realizar suas postagens (twitadas) uma vez por mês, depois a cada dois meses, certamente não despertará mais o mesmo interesse dos seus seguidores.

2 – Se as ações não forem bem estabelecidas , poderão ter efeito contrário.

Sabe por que o seu negócio não deve desprezar a web? Porque nos dias atuais se compra mais computadores que televisão, porque o rádio levou 38 anos para atingir 50 milhões de usuários, a TV levou 13 anos e a internet apenas 4 anos. O Facebook (rede social) em apenas 9 meses conquistou 100 milhões de usuários.

A verdade é que os números não param de crescer, a cada segundo o número de usuários utilizando a rede mundial de computadores é espantoso, será mero modismo? Talvez. Mas, não podemos ignorar as mudanças ocorridas no comportamento do consumidor.

Analisando aspectos entre modismo e tendência, convido vocês a refletirem um pouco sobre ambos. O modismo é passageiro, chega de repente, parece uma febre. A tendência costuma chegar sutilmente, é estranha na visão da maioria e aos poucos passa a fazer parte das idéias e dos hábitos das pessoas. Não tenha pressa, reflita, avalie acontecimentos, converse com amigos a respeito, depois tire suas próprias conclusões.

Você não pretende promover ações na internet de seu negócio?

Excelente. Mas não deixe de procurar saber o que está sendo postando sobre seu produto, sua marca, seu negócio ou até sobre você na internet, existem meios de monitorar essas ocorrências, tais informações, contribuirão com suas decisões gerenciais.

A internet dispõe de um imenso leque de opções para se promover um negócio no ambiente virtual, entre elas destacamos algumas opções gratuitas como blogs, twitter, facebook, e as opções pagas como site institucionais – aquele onde você apresenta sua empresa, produtos ou serviços ou sites comerciais – aqueles que são destinados exclusivamente a venda, além dos serviços de monitoramento (pagos e gratuitos).

As possibilidades são muitas, porém não é aconselhável utilizá-las aleatoriamente, seu negócio conhece seu cliente? Em que ambiente virtual ele navega? Quais suas preferências? Seu público pode ser encontrado no Orkut? No Twitter? Ou em ambos?

Um bom planejamento em marketing digital irá orientar seu negócio.

Você não tem um negócio formal?

A internet também pode ajudá-lo a divulgar seus produtos e serviços. Aguarde, traremos dicas no futuro.

Você não tem negócio algum e nem pretende ter?

A internet pode ajudá-lo a localizar a tão almejada vaga no mercado de trabalho.

Você já está no mercado de trabalho?

Então cuidado para não “pisar na bola”, conheça a postura ideal para utilização da internet no ambiente de trabalho. Ou, encontre novas oportunidades.


Do site: www.gestopole.com.br

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