sábado, 15 de janeiro de 2011

Associações de Marca


Associações de Marca: uma poderosa ferramenta em favor do Marketing

Publicado em 14-Dec-2010, por Flávio Roberto Evangelista De Andrade

Muitos empresários ainda não se dão conta de que uma marca forte pode alavancar vendas. Uma marca que é lembrada constantemente pelo consumidor tem mais chance de não morrer, já que o mesmo consumidor internalizou as lembranças boas associadas à marca.

Para entender melhor o que são as associações e porque elas são eficazes à realidade do marketing começamos por saber o que são essas tais associações.

Associações são imagens, lembranças ou outras coisas que surgem no subconsciente dos consumidores quando se pensa na marca ou entra em contato com ela. Isso acontece naturalmente, sem pressão, isto é, espontaneamente na mente dos consumidores. As associações são ideais para agregar valor diferenciado para a marca. Explico: as associações sempre levam os consumidores a ter preferência por uma ou outra marca, ainda que não tenham, necessariamente, o poder de compra, não obstante, isso é mais complexo, porque envolve certos aspectos como preço, satisfação, disponibilidade e outros, mas de certa forma, muitas das associações criam um sentimento mais forte de admiração, respeito e até lealdade.

Outra explicação do porquê das associações se tornarem importantes é que as chamadas associações fortes geram uma lembrança espontânea, enquanto que as associações favoráveis geram o reconhecimento de marca. Vale ressaltar, que associações também podem ser negativas.

As associações podem ser positivas, distintas e até exclusivas. As experiências passadas refletem associações positivas e a te exclusivas. Exclusivas porque são associações individuais de cada um e as positivas geram no indivíduo outra compra com aquela marca, já que a experiência de compra anterior foi razoável ou boa.

As associações fortes, às vezes são muito poderosas para certos compradores, temos como exemplo o boca a boca que faz com que uma boa experiência de compra vivenciada por um indivíduo sirva de "espelho" para uma próxima compra de outro indivíduo.

As organizações devem estar atentas para reforçar boas lembranças no consumidor até mesmo com relação a outros aspectos como bom atendimento, comodidade e bem-estar na hora da compra. As associações são fundamentais para que os consumidores possam desejar novamente o produto. Assim, como as associações estão gravadas na mente do indivíduo, o branding não vai tenta explicar como essas associações são formadas, mas sim a neurociência.

A neurociência já comprovou que as células cerebrais nervosas, os neurônios quando ativados juntos criam sinapses e formam imagens, pensamentos etc. Então se um transeunte que anda pelo shopping olha uma TV da marca Semp Toshiba com excelente design, seu cérebro vai lembrar-se da associação "Semp Toshiba" e "excelente design" ou inverso.

Uma verdadeira eficácia aproveitada pelo marketing é que ao fazer a associação, as lembranças irão sustentar um bom relacionamento com o comprador, logo se percebe porque as associações de marca guiam nossos pensamentos, opiniões e consequentemente nossas ações sobre uma marca.


Fonte: www.gestopole.com.br

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