sábado, 30 de outubro de 2010

Cartilha do Gestor L


Funções Administrativas


Controle




Verificar se tudo ocorre de acordo com o programa adotado para o atingimento dos objetivos. Avaliar os resultados da ação empresarial é fundamental, muito mais para corrigir rumos do que para encontrar ou punir erros.

Falar em controle hoje significa mais ter presente a ideia de acompanhamento e avaliação, até porque, estando o Gestor presente passoa a passo no desenvolvimento das tarefas pelos seus subordinados, qualquer problema pode ser detectado muito mais cedo e, tão logo corrigido, as consequências para a produção serão muito menos desastrosas.

O controle é necessário porque o trabalho de previsão de ocorrências futuras envolve incertezas que requerem acompanhamento. A execução do Planejamento e as condições ambientais podem sugerir novas alternativas à execução e o comporamento humano, diante dos planos traçados, pode apresentar reações positivas ou negativas, facilitando ou dificultando a obtenção de resultados.

O controle está presente em quase todas as formas de ação empresarial. Os Administradores passam a maior parte do tempo observando, revendo e avaliando o desempenho de pessoas, métodos e processos de trabalho.




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