quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Comportamento Profissinal e Etiqueta




Publicado em 29-Sep-2010, por Karen Griz



Uma empresa não se resume ao tipo de serviço que presta, à sua história ou ao número de clientes atendidos. Em um cenário extremamente competitivo, no qual o consumidor vê-se cercado de opções, é preciso lembrar que os funcionários (aqueles que estão o tempo todo em contato direto ou indireto com o público) são quem representa a organização, demonstrando através de suas práticas e atitudes, como ela se define. A fidelidade do cliente é um passado cada vez mais distante. Conquistá-lo é uma tarefa diária. Read More
Não que o conhecimento deva ser deixado de lado. O mercado ainda exige um profissional qualificado, mas outras habilidades tornam-se cada vez mais importantes e necessitam ser observadas com bastante atenção: como comunicação, comportamento e etiqueta.
Quando falamos em comunicação, queremos englobar um conjunto de ações que refletem a personalidade, o comportamento, a dinâmica, a criatividade e, principalmente, o equilíbrio de cada pessoa. A comunicação permite identificar, além da estruturação de idéias, a forma como cada indivíduo reage a determinadas situações, seu relacionamento com os colegas e a equipe de trabalho, sua disposição para desempenhar atividades ou para enfrentar dificuldades e até mesmo a tolerância e a flexibilidade nos momentos de discussão.
Por outro lado, essa comunicação não deve ser unilateral. Não há espaço para situações em que o público, ao entrar em contato com a empresa, ouça a frase: “o fulano não está e é só com ele”. Como só com ele? Mais ninguém pode resolver e o cliente tem que ficar esperando? Claro que há limites, que cada funcionário tem a sua função e um não pode sobrepor-se ao outro, mas as informações precisam ser disseminadas, os recados anotados e nos retornos dados o mais breve possível e, de preferência, com soluções.
É inaceitável que em um momento de crise a organização prefira “mascarar” o fato, inventar desculpas ou simplesmente ignorá-lo, esquivando-se dos meios de comunicação e isentando-se de uma retratação pública.
Uma comunicação eficiente passa por questões intrinsecamente relacionadas à objetividade, clareza, transparência, verdade, agilidade, seriedade e consistência. A imagem de instituição é formada pelas ações e condutas de seus funcionários.
E já que estamos falando em comunicação, vale lembrar que a primeira delas é a comunicação visual. Aquele ditado que diz: “a primeira impressão é a que fica”, pode fazer-se valer em muitos casos. Por isso, vamos acertar sempre!!!
Comportamento e etiqueta não se restringem unicamente ao ambiente de trabalho e estão diretamente ligados. O comportamento social diz respeito a atitudes que compreendem desde a convivência social (como se relacionar com as pessoas) até as chamadas regras de etiqueta.
Etiqueta vem da palavra francesa étiquette, que designa o pequeno pedaço de papel escrito que é afixado a uma embalagem. Com o desenvolvimento da indústria têxtil, a partir do séc. XIX, a etiqueta passou a fazer parte das peças de roupa, a fim de identificar o seu fabricante. Tempos depois, a palavra acabou transformando-se em sinônimo de boas maneiras. Quando a burguesia emergente passou a freqüentar as festas da realeza na França, era entregue aos visitantes um bilhete - uma étiquette – com o objetivo de indicar qual a conduta adequada para a ocasião. Daí a origem do segundo significado, que está também presente no português etiqueta, no italiano etichetta, no alemão etikette, e no inglês etiquette.
Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as regras de etiqueta não se aplicam apenas ao vestuário, modos à mesa e lugares demarcados conforme a hierarquia. Em etiqueta, elementos como educação e elegância são primordiais para compor um conceito cada vez mais exigido no mundo corporativo.
O vestuário deve estar de acordo com a atividade desempenhada. Ou seja, avalie o local em que você desenvolve suas atividades (no escritório, na rua etc), as pessoas com as quais está em contato diariamente (cargo que elas ocupam), se você trabalha em pé ou sentado, no período da manhã, tarde ou noite. Dessa forma, você poderá adaptar o seu estilo ao seu ambiente de trabalho. Use o bom-senso, lembrando-se que exageros como roupas justas, curtas ou transparentes, são imperdoáveis. Prefira cores sóbrias e tecidos que não amassem. Cuidado, deixe o branco para os profissionais da área da saúde. Em relação às mulheres, o ideal é reservar os saltos agulha para os momentos de folga e nunca exagerar nos acessórios e na maquiagem. Cabelos bem arrumados e esmaltes claros (caso sejam escuros, precisam ser retocados assim que as unhas estiverem à mostra), são os toques finais para uma boa aparência. Para os homens, recomendam-se cabelos cortados e barba bem feita ou aparada.
Se no seu local de trabalho existe o chamado Casual Day, muita atenção: ele continua sendo um dia como outro qualquer. Muitas empresas têm abolido o Casual Day, já que os funcionários acabam sentindo-se à vontade demais.Não confunda informalidade com lazer. À vontade você fica em casa ou em qualquer outro lugar no seu horário livre. Convenções e outras festas da empresa são a extensão do seu local de trabalho, portanto; não descuide da sua imagem profissional – tanto na escolha da roupa quanto no seu comportamento. Nada de beber em demasia ou largar a gravata e o paletó pelas mesas. Falar alto ou exceder nas gargalhadas, nem pensar!
Além disso, um cumprimento, a ajuda a um colega, o envolvimento com o trabalho, um tom de voz moderado, paciência, autocontrole, um gesto de cortesia – por mais simples que possa parecer – faz a diferença e conta muito a seu favor.
Sendo assim, ao candidatar-se a uma vaga ou preparar-se para mais um dia de trabalho lembre-se: suas competências técnicas (habilidades na profissão) e comportamentais (postura, auto-estima, bom humor, capacidade de liderança, curiosidade e entusiasmo), refletirão o que você quer ser enquanto profissional. Utilize uma boa comunicação (com a linguagem apropriada a cada público), planeje bem o seu guarda-roupa (em elegância, menos é sempre mais) e desfrute do sucesso!!!


Karen Griz
www.faculdadedoerro.com.br


Fonte: www.gestopole.com.br

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