quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Você tem medo da concorrência?



Publicado em 20-Sep-2010, por Antonio Siqueira


Conversando informalmente com alguns amigos empreendedores muitas vezes entramos no assunto concorrência. Tenho certeza que esta é uma questão que tira o sono de muita gente, pois ela está cada vez mais presente em nosso cotidiano.

Por mais que procuremos segmentar ao máximo nosso negócio, identificarmos nichos de mercado, não tem jeito, ela sempre está lá e se não estiver não vai demorar muito para aparecer. Precisamos saber lidar com essa questão de forma inteligente, tendo em vista que tudo é uma questão de ponto de vista.

Podemos ficar aflitos com ela ou podemos enxergar oportunidades de melhorias em nosso próprio negócio para superá-la, você determinará isso.
Acredito que o mais importante neste assunto é as empresas estarem preparadas para atuar no mais diversos mercados, projetando cenários favoráveis e desfavoráveis, procurando entender as reais necessidades de seus consumidores, estreitando os laços de relacionamento com a cadeia produtiva que cerca o seu negócio e estabelecendo melhorias contínuas em seu portfólio de produtos e serviços.

Outro ponto importante é ter a percepção da demanda que existe no mercado em que você atua, muitos concorrentes não é nenhuma tragédia, muito pelo contrário, quer dizer que no mercado que sua empresa esta inserida existe uma demanda muito boa que vai de encontro com seu negócio.


O importante e que precisamos ter em mente é que se faz necessário um modelo de negócio que atenda e supere as expectativas de seus clientes e consumidores. Mesmo que ele seja algo considerado pelo mercado "trivial" é necessário e possível encantarmos nosso cliente de alguma forma, seja com um modelo de negócio diferenciado, seja através da identificação de alguma oportunidade de melhoria em seu produto ou serviço.
Só para exemplificar, um mercado aonde já existe uma forte concorrência e mesmo assim muitos são os novos entrantes é o mercado de TI, que a cada ano vai absorvendo mais e mais empreendedores nesta área.

Assim como qualquer segmento, muitos ficarão pelo caminho, mas as empresas que souberem compreender a concorrência e estruturarem um planejamento de marketing contemplando os mais diversos cenários estratégicos e paralelamente atender os interesses dos seus stakeholders, com certeza terão grandes chances de prosperar, por mais concorrentes que ela enfrente no seu setor de atuação.


Do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário