sábado, 9 de outubro de 2010

O efeito Pigmaleão na liderança!



Publicado em 28-Sep-2010, PAULO SERGIO BUHRER



A moral da história é que, quando você acredita num ser humano e diz repetidamente a ele que acredita nele e que ele pode ser o que quiser, ele começa a acreditar nisso e melhora.
Pigmaleão era escultor e esculpia suas estatuas para venda. Todavia, uma delas ele decidiu que não venderia - a figura de uma bela mulher. Conta a lenda que um dos deuses atirou a flecha da crença na estátua e, de repente, ela ganhou vida.
A moral da história é que, quando você acredita num ser humano e diz repetidamente a ele que acredita nele e que ele pode ser o que quiser, ele começa a acreditar nisso e melhora.
Isso tem muito a ver com motivação. Embora se acredite que a motivação vem de dentro e, no meu ponto de vista, ela realmente tem de vir do mais profundo do ser humano, os estímulos motivacionais funcionam muitíssimo bem.
O fato é que para muitos empresários o tema motivação está em baixa, o que, por si só, já é um paradoxo. Se a liderança não está motivada a acreditar que palestras, treinamentos motivacionais que pretendem estimular comprometimento, atitudes, reflexão, não funcionam, possivelmente será essa a concepção dos participantes.
Treinamentos que são feitos de maneira séria, não apenas como uma forma de entreter as pessoas têm sim um grande impacto nas pessoas. Mas, o que mais marcará a mudança das pessoas que participam de um treinamento não é o treinamento em si, mas, a continuidade dele na empresa.
Nenhum ser humano, mesmo dotado do maior poder comunicativo, reflexivo, que conte histórias lindas e, até próprias de superação, garra, determinação, consegue persuadir as pessoas em duas horas ou pouco mais. O que os treinamentos relâmpagos proporcionam são o impulso necessário para que, depois do evento, líderes e liderados reúnam-se para promover discussões sobre o que aprenderam e como farão para que o gás motivacional daquele dia permaneça por toda a empresa e pelo maior tempo possível.
É perfeitamente normal que as pessoas deixem a motivação cair. Muita coisa acontece na vida de cada um de nós que nos coloca para baixo. Contudo, se temos alguém para nos incentivar, tendemos a ver a vida sob novas perspectivas. O papel do líder numa empresa deve ser, também, focado na manutenção e aplicação do efeito Pigmaleão nas pessoas.
Os treinamentos, inclusive, podem servir como uma forma de premiação, de bônus aos colaboradores. A empresa pode pedir para que os participantes elaborem um texto, contando como fora a experiência do treinamento, pedindo ideias de como o participante imagina que a empresa pode aplicar as dicas e orientações recebidas para melhorar o desempenho, produtividade, vendas. Os melhores textos e ideias podem receber pequenos brindes, mensagens de agradecimento público, bonificação financeira.
A história do Pigmaleão é uma mera lenda, mas, seu efeito é real. Se você, como líder, em vez de delatar seus liderados publicamente, começar a chamá-los numa sala fechada e dizer "hei, você é capaz de muito mais. Eu acredito em você, mas, preciso que você também acredite que pode fazer mais e melhor. Na verdade, o que for preciso de minha parte farei, mas você é responsável por me dizer agora se quer crescer, melhorar aqui na empresa, certo?"
O efeito contrário do Pigmaleão também é verdadeiro. Se você, como líder começa a dizer que seus liderados são incompetentes e que sua equipe é ineficaz, em pouco tempo todos eles acreditarão nisso e, por consequência, são resultados pífios que você obterá deles.
Devemos usar nosso potencial de comunicação para enaltecer, elogiar, mostrar que as pessoas com as quais convivemos são capazes. É assim que, aquelas que realmente desejam melhorar, perceberão que realmente podem. Como líder, você irá se surpreender com os resultados, desde que acredite e coloque em prática o efeito Pigmaleão.
Felicidades sempre!


Professor Paulo Sérgio Buhrer


Fonte: www.gestopole.com.br

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