segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Cartilha do Gestor XLIV


Funções Administrativas

Organização

A estrutura da empresa é formal e as relações entre as pessoas são definidas pelos cargos que ocupam. Ao lado, existe a estrutura informal, que nasce espontaneamente da necessidade de aproximação entre as pessoas e não leva em conta as posições formalmente ocupadas por elas. As relações informais podem interferir na produtividade, na motivação e na satisfação das pessoas no trabalho.

Um dos problemas mais críticos de reorganizar refere-se à resistência às mudanças. É preciso cuidado porque, muitas vezes, a resistência é tomada como predisposição das pessoas contra ela, quando na maioria das vezes é consequência da maneira como são implantadas. As mudanças apresentam ameaça potencial às pessoas e a tendência é rejeitá-las. Uma das formas para evitar a resistência é proporcionar a participação daqueles que serão por elas atingidos.

A participação é fundamental!

Quanto à distribuição do poder decisõrio pelos vários níveis hierárquicos, ele será concentrado nas mãos de poucos se centralizado. Se descentralizado, será distribuido por maior número de ocupantes de cargos, mesmo que não sejam adminisrativos. Não existem empresas totalmente centralizadas, nem aquelas totalmente descentralizadas.

Princípios fundamentais para a função ORGANIZAR:

- Uniformidade de comando
- Equilíbrio entre autoridade e responsabilidade
- Enriquecimento dos cargos para abrigar maior número de atividades
- Tornar as funções mais desafiantes


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