segunda-feira, 14 de março de 2011

Advocacia no celular?


Publicado em 22-Feb-2011,  por Gustavo Rocha


Esta notícia publicada semana passada é muito interessante. Cada vez mais estamos diante da tecnologia facilitando a vida dos advogados. Ou não. Para alguns, a tecnologia é um fardo.

Para alguns, a visão que se tem da tecnologia é que pertence a outras pessoas, que para elas, não tem porque se adaptar.

Não deveria. Investir em tecnologia hoje é fazer gestão. É ter mais tempo para o foco do seu negócio (core business) e aproveitar tempo com outros negócios.

Você recorda como era antes a advocacia de existir tecnologia?

    Antigamente para agendar uma preferencia no Tribunal tinha que chegar bem mais cedo, conversar, pedir, quase implorar. Hoje, podemos acessar nosso celular, tablet ou computador e fazer on line.

    Antigamente para fazer uma pesquisa de jurisprudência, perdia-se uma tarde inteira no setor de jurisprudência do tribunal.

    Antigamente para obter uma notícia, tinha que se ler o jornal do dia seguinte.

Antigamente…

Hoje, no alcance dos nossos dedos aonde quer que estejamos, podemos estar conectados com notícias, pesquisar teses, até mesmo adiantar nosso trabalho no tribunal pedindo uma preferência.

Abaixo destaco a notícia do TST:

    
    15/02/2011
    TST lança serviços para celular


    O Tribunal Superior do Trabalho oferece mais uma facilidade tecnológica: a partir de hoje (15/2), os usuários de dispositivos móveis podem acessar os serviços “Notícias”, “Acompanhamento Processual”, “Jurisprudência” e “Pedido de Preferência”. A novidade é que esses serviços – os mais procurados no site do Tribunal – receberam formatação própria para a essa tecnologia, com o objetivo de facilitar a navegação por meio de aparelhos móveis – celulares com acesso à internet, “tablets” como o Ipad, Galaxy e outros. O acesso é feito pelo endereço convencional na internet: www.tst.jus.br.

    Outra aspecto importante, no qual o TST é pioneiro, é o caráter interativo de um desses serviços – o “Pedido de Preferência”. Sem precisar ir ao Tribunal, é possível ao advogado solicitar “on line” que seus processos integrem a lista de prioridade nas sessões de julgamento, com pedido de sustentação oral, quando couber.

    Para o presidente do TST, ministro Milton de Moura França, essa é mais uma etapa na trajetória que vem sendo seguida desde o início de sua gestão, com o objetivo de ampliar a visibilidade do Tribunal perante a sociedade, sob o signo da transparência e da modernidade. Entre as tecnologias digitais, além do processo eletrônico, plenamente instalado no Tribunal, os usuários do TST já dispõem de outros serviços, como as transmissões ao vivo das sessões de julgamento – às terças, quartas e quintas –, canal no You Tube e página no Twitter .

    (Ribamar Teixeira)

    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    Permitida a reprodução mediante citação da fonte
    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Superior do Trabalho
    Tel. (61) 3043-4404

    Fonte: http://ext02.tst.jus.br/pls/no01/NO_NOTICIASNOVO.Exibe_Noticia?p_cod_noticia=11781&p_cod_area_noticia=ASCS

Esta reflexão é fundamental em vários aspectos, mas em um em particular: Como a tecnologia está fazendo parte do seu dia a dia?

Você está inserido neste contexto ou ainda sonha em ter uma máquina de escrever e voltar no tempo?

Cuidado!

Como afirmo sempre, a tecnologia deixou de ser um luxo na advocacia: Faz parte da profissão agora.

Conecte-se, interaja, não tenha medo, invista tempo no conhecimento da tecnologia. Sendo bem utilizada, ela trará maior produtividade e racionalidade ao seu dia a dia, traduzindo-se em lucratividade e sucesso.

_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br



do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário