sexta-feira, 25 de março de 2011

Projeto de carreira


Publicado em 1-Mar-2011,  por Jack DelaVega



É uma expressão comum no meio organizacional, tópico certo em entrevistas de emprego: - Qual o seu projeto de Carreira? Até aí, nada de novo, cada um de nós tem ou deveria ter um projeto de carreira. O que a maioria das pessoas não faz é justamente tratar a carreira como um projeto.
É uma expressão comum no meio organizacional, tópico certo em entrevistas de emprego:
- Qual o seu projeto de Carreira?
Até aí, nada de novo, cada um de nós tem ou deveria ter um projeto de carreira. O que a maioria das pessoas não faz é justamente tratar a carreira como um projeto. Refiro-me a definição clássica de projeto: “Um empreendimento temporário para criação de um produto único”.
Toda carreira é única, e, ainda que dure quase uma vida, temporária. Além dessas características, um projeto pode ser descrito da seguinte maneira:
- Possui um propósito claro e definido.
- Possui dependências externas e internas.
- É elaborado progressivamente.
- Está em um ambiente de conflito, pois modifica a realidade existente.
Percebeu onde eu quero chegar? O mesmo pode ser dito em relação à nossas carreiras, Gerenciamento de Projetos e Gestão de Carreira são coisas que deveriam andar de mãos dadas, mas que normalmente ficam separadas. Vamos pegar como referência o framework de gerenciamento de projetos apresentado pelo PMI (Project Management Institute), organização mundial mais importante na área. O PMI divide o Gerenciamento de Projetos em disciplinas, áreas de conhecimento. Dentre elas estão: Escopo, Tempo, Custos e Riscos, todas com direta aplicabilidade na gestão de carreira conforme apresentado abaixo:
Escopo: Onde você quer chegar? Quais são os objetivos do seu projeto de carreira? Como traduzir esses objetivos em tarefas SMART(Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e de Tempo Determinado).
Tempo: Como desenvolver o cronograma do seu "Plano de Carreira"? Tão importante quanto planejar é acompanhar a execução desse plano, definir "marcos", checar sua evolução e fazer os ajustes de curso necessários. Um plano sem datas vira conversa de botequim.
Custos: Todo projeto envolve custos. Como estimá-los e assegurar que o projeto terá um retorno de investimento? Em quanto tempo um determinado investimento em carreira se paga? São análises básicas a serem feitas antes de se optar por um MBA ou qualquer qualificação que envolva desembolso financeiro.
Riscos: Empreendimentos envolvem riscos e com a carreira não é diferente. Quais são os riscos envolvidos em uma determinada opção profissional? Você conhece o seu "apetite para risco"? Como ponderar o "escore de risco" associado a cada escolha?
O ferramental que responde as perguntas acima está no Gerenciamento de Projetos. Esse texto é apenas uma introdução sobre o assunto, espero desenvolver melhor essas idéias nas próximas semanas, detalhando a aplicabilidade de cada uma dessas ferramentas no planejamento de carreira. Termino com uma frase que adoro do escritor americano E.B White
“Eu acordo pela manhã todo o dia determinado a mudar o mundo... Algumas vezes fazer o planejamento diário é um pouco difícil.”

Fonte: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário