quarta-feira, 30 de março de 2011

Três ideias radicais para 2011


Publicado em 11-Mar-2011, por Gustavo Rocha


O consultor americano Larry Bodine em seu blog nos apresenta três interessantes ideias para 2011.  Vale a pena a reflexão. 

As ideias lançadas chocam numa primeira visão, mas em fato são pontos importantes que podem ser desenvolvidos no escritório de maneira simples e com resultados práticos eficientes, dependendo exclusivamente da pessoa a executar as mesmas.

Abaixo as três ideias do artigo original e meus comentários abaixo.

1. Pare de divulgar a sua marca

Muitos escritórios de advocacia se preocupam em divulgar apenas a suas marcas. Querem apenas que todos conhecam o escritório fulano de tal.

Esquecem que somos pessoas, querendo se conectar a mais pessoas.

Marcas, a exemplo da Disney, Coca Cola, etc, investem bilhões para terem a suas marcas na mente das pessoas. O seu escritório não irá investir tão pesado em marcas. Então, o que fazer?

Investir no relacionamento com as pessoas. Esta é a resposta. Invista em conhecimento para as pessoas que procuram o escritório. Invista em contatar seus amigos. Invista em estar presente nos momentos sociais. Invista nas e para as pessoas. Isto dá resultado.

2. Dê os seus segredos ao público

Os segredos atualmente não são mais secretos. Parece loucura, mas o conhecimento que temos, mesmo aquele mais específico, pode não ser mais um grande segredo para os outros.

Não estou afirmando que tudo que você aprendeu e sua expertise e know-how não são válidos. É justamente o contrário. Eles são válidos na medida em que as pessoas sabem que ele existe.

Como alguém irá descobrir que você é o melhor expert em um determinado assunto, se você sempre quer esconder o jogo?

Você pode – e deve – cobrar pelo conhecimento, tempo e investimento em atualizações que faz, contudo, você pode dar ao mundo um pouco do seu conhecimento através de posts em blog, comentários em grupos, palestras, livros, etc.

Esconder-se atrás do conhecimento não lhe trará nenhum cliente.

3. Esqueça a grande ideia

Não há nada de errado em se pensar grande para ser grande. Contudo, se você não pensar e agir como pequeno primeiro, você não chegará a ser grande.

Os grandes selecionam clientes, perfis de atendimento, etc. Os grandes tem tempo e dinheiro para sustentar o negócio por períodos de escassez financeira. Se você não está adequado a isto, você não pode e não deve competir desta forma.

Iniciar pequeno não significa pensar pequeno.

Significa que dentro do seu planejamento você está vislumbrando suas atuais potencialidades e focando no sucesso futuro.

Em suma,

As ideias podem parecer radicais, mas são bem eficientes e merecem reflexão para que 2011 seja um ano profícuo e de sucesso.

Agora o mais importante de tudo é: Ponha-as em prática!

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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
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do site: www.gestopole.com.br

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