quinta-feira, 24 de março de 2011

Desafios de se lançar um Novo Produto ou Serviço


Publicado em 2-Mar-2011, por Alexandre Curriel



Qualquer organização que queira se manter e crescer no mercado atual, terá que enfrentar um dos grandes desafios do mundo empresarial que é lançar um novo produto ou serviço,  principalmente quando já existem concorrentes estabelecidos no mercado.
 
Destaco as 3 fases básicas e fundamentais para essa ação:
 
Fase 1 - Idealização

    *      Pensar estrategicamente qual o mercado que deverá ser atingido e de que forma.
    *      Pensar quais benefícios o produto estará proporcionando aos consumidores.
    *      Responder as questões:
          o            Qual a principal promessa do produto?
          o            Como comunicá-la?
          o            Quais resultados esperados a curto, médio e longo prazo?

Fase 2 - Desenvolvimento

    *      Elaborar um Plano de Marketing com todos os detalhes possíveis, abordando o esquema de vendas e prevendo o nível de aceitação do produto no mercado.
    *      Tempo ideal.
    *      Responder a questão:
          o            Qual o ciclo de vida do produto neste mercado?

Fase 3-Lançamento

    *      Treinar a equipe de vendas.
    *      Vender para a equipe de vendas.
    *      Vender para o intermediário (varejo/atacado).
    *      Vender para o consumidor final.
    *      Fazer com que todos recomprem sempre o produto.

A fase mais complexa sem dúvida é a Inicial (Idealização), pois é nessa fase onde se faz necessário compreender que quando um cliente compra um produto ou serviço, na verdade ele está “contratando” este produto ou serviço para resolver um problema. O caminho do sucesso para as empresas é facilitar a resolução desse problema que o cliente já está tentando resolver. Em outras palavras, um produto ou serviço que realiza um melhor trabalho e satisfaz mais as necessidades do cliente ao ser “contratado” obviamente terá mais probabilidades de sucesso.
   
Na fase 2 (desenvolvimento) outros pontos devem ser avaliados e planejados e nesse momento da estratégia de lançamento deve se perceber que todo produto ou serviço tem motivadores de compra (preço baixo e benefícios) e barreiras de aquisição (dificuldades de aquisição e uso).
  
Na fase 3, o Lançamento propriamente dito, o sucesso desse novo produto ou serviço deve se aumentar a motivação de compra – o produto tem que ser mais acessível (preço mais baixo) e tem que ter melhores características (mais benefícios). Assim como eliminar barreiras de aquisição – Não deve ter custos de adoção, troca ou adaptação (facilidade de uso) e deve ser fácil de encontrar (facilidade de aquisição).
 
Uma organização ao enfrentar condições mercadológicas de forma estratégica, uma empresa poderá aumentar muito mais suas vendas. Agora se realmente quiser melhorar seus resultados, e alcançar o sucesso é necessário possuir colaboradores que usem o cérebro para lançar produtos e serviços realmente inovadores que ajudem seus clientes a resolver problemas, de forma simples, barata e rápida. Este é o segredo do sucesso estratégico em vendas
 
Antes de lançar um produto ou serviço se atente para essas 5 dicas que podem ajudar muito nas três fases básicas:

   1.      Deixe bem claro qual é o problema que ele vai resolver.
   2.      Tente que seu produto ou serviço seja mais barato do que o do concorrente.
   3.      Tente fazer com que crie mais benefícios.
   4.      Tente diminuir os incômodos de troca, adoção ou adaptação.
   5.      Tente fazer com que seja muito mais fácil de adquirir do que o do concorrente.

AlexandreCurriel.blogspot.com


Fonte: www.gestopole.com.br

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