sexta-feira, 4 de março de 2011

Liquidação ou desrespeito ao consumidor?


Publicado em 11-Feb-2011,  por José Ivan Maia

 Estamos em época de liquidação em praticamente todo o país. Ótimo. Todos têm a oportunidade de comprar vários produtos com atraentes descontos. Até aí, tudo bem. Mas reflita: se neste período é possível vender com 70% de desconto ou até mais, será que as margens praticadas durante o ano não são abusivas? Claro que ninguém é obrigado a comprar, compra quem quer e cada lojista sabe dos seus custos, mas sinto-me desrespeitado quando o mesmo produto que comprei em dezembro por R$ 100,00, é vendido por R$ 30,00 em fevereiro.

Os argumentos são bons: renovação de estoque, novas coleções, modelos mais modernos etc. Compreendo. A liquidação é uma ótima estratégia para atrair os consumidores e inclusive concordo, o que não posso aderir é com o abuso, o exagero. Você acha que leva vantagem em fevereiro, mas foi explorado durante o ano todo.

Entendo que especialmente o comércio, necessita de ações que movimentem as lojas e despertem a sedução pela compra em seus clientes, mas o porquê dos excessos? Os descontos em demasia podem ser bons para os consumidores mais oportunos, que só “vão na boa”. É não premiar a fidelidade, aliás, o que tanto se busca hoje no mercado consumidor é fidelizar. Os clientes frequentes, que compraram o ano inteiro em uma determinada loja, na média montante, foram lesados, pois pagaram valores maiores por produtos similares aos da liquidação.

Talvez se todos praticassem uma política de preços adequada durante o ano, o consumismo do ilusório torra torra não seria necessário. Viva o desrespeito!


Autor: José Ivan Maia – fev/2011
www.maketingeanexos.jex.com.br

 
Do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário