segunda-feira, 28 de março de 2011

Equilíbrio na Administração, Gestão e atualização para gerar valor


Publicado em 11-Mar-2011,  por Peri Santana


Com essas loucuras do nosso dia-dia, nos vemos e analisamos que a era que vivenciamos com a globalização, cenários econômicos turbulentos e surgimento de oportunidade, situações favoráveis e outras adversas ou desfavoráveis, a pessoa ou profissional seja ele qual for e no segmento em que ele estiver envolvido, deve ficar e estar atento nas adversidades, e como disse Churchill "Há duas razões para qualquer coisa: uma boa razão e a razão verdadeira", e conforme Drucker "Não existem países subdesenvolvidos, existem países sub-administrados". Vendo por este lado, logo temos que nos atentar no P.O.D.C. (planejar, organizar, dirigir e controlar), e a administração e seus princípios e processos, dar-se-á em trabalhar e exercer ações através de recursos na tomada de decisões para atingirmos objetivos, e as empresas neste mercado e mundo global buscam o sucesso e a perenidade, com bons administradores e profissionais, devido a administração que não é uma arte passiva e temos que ter comprometimento, ética, seriedade e uma equipe voltada à busca de resultados, qualificada e sabendo o que faz, para que as organizações ou empresas no seu segmento e objetivo tenham um foco na satisfação das necessidades gerando valor aos envolvidos nesse processo, os shareholders e stakeholders. E o conceito de gestão empresarial envolvendo os clientes internos e externos, processos de produção, serviços e produtos, vendas, tecnologia, finanças, marketing com uma boa política, negociação, reconhecendo e solucionando problemas ou oportunidades, buscando alternativas, decidindo, reduzindo custos e otimizando o sistema que para haver tudo isso temos que ter uma boa sintonia e fazer um processo ou um sistema sinérgico com uma boa base de conhecimentos, expertise, com e na busca de qualidade que tem uma abrangência muito grande, pois a qualidade não significa só o controle da produção de bens ou serviços, mas sim, significa ou passou a ser contemporaneamente uma gestão e modelo de gerenciar buscando certo equilíbrio da eficiência e eficácia nas organizações e empresas e seus procedimentos e processos.

Em um mercado competitivo, globalizado e disputado entre as organizações e também entre as pessoas, surge a necessidade dentro de uma perspectiva em uma visão de estratégica a falta de profissionais qualificados e visionários em uma área dentro da cadeia de valor. Estou falando da Logística, onde segundo Bowersox e Closs, logística existe para satisfazer às necessidades do cliente, facilitando as operações relevantes de produção e marketing, onde tem como um dos pontos centrais levar itens da produção ao consumo com baixo custo ou diminuindo os gastos e aumentando a margem. Devido esse aspecto, hoje as faculdades e universidades estão oferecendo cursos de formação específica, formação tecnológica em logística de curta duração, onde a qualificação e formação se dão em torno de 24 meses. Em um mercado mundial mais competitivo e sofisticado a capacitação de profissionais e conhecimentos para acompanhar e desenvolver essas competências e exigências atuais em uma economia onde a informação e conhecimento são fontes é fundamental, tornando-se assim um diferencial competitivo agregando valor ao produto, gerando assim uma vantagem competitiva. Para tocar o negócio, setor ou a empresa, o gestor ou profissional deve ter um bom planejamento, sincronismo, conhecimento, visão e uma administração estratégica, que conforme Rebouças é a administração do futuro que de forma estruturada, sistêmica e intuitiva, consolida um conjunto de princípios, normas e funções para alavancar harmoniosamente um processo de planejamento da situação futura desejada da organização, com uma ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar os objetivos e desafios da empresa. Decisões eficazes são baseadas na análise de informações e dados, conhecimentos específicos, e as pessoas são a essência e a alma da organização ou empresa, e um profissional qualificado e preparado pode e faz a diferença.

 
Autor: Peri da Silva Santana, graduado e bacharelado em Administração. Especialista em Administração Estratégica e Gestão Estratégica, Mestrando em Comunicação - ECA-USP, docente/professor do ensino superior (Uninove, Fatef/Fundetec e Centro Paula Souza), nas disciplinas de Gestão Empresarial, Administração, Estratégia, Logística, Qualidade, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Comunicação Empresarial e Simulação de Negócios. Atuou em Empresas do segmento de automação bancária, comércio, saúde e hospitalar. e-mail: prof.peri@yahoo.com.br.


Do site: www.gestopole.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário