quinta-feira, 24 de março de 2011

Tenho uma loja virtual. E agora?


Publicado em 26-Feb-2011,  por Carlos Donizetti Casartelli

 Levar um empreendimento para a internet requer planejamento, estratégia e divulgação.
 
O mercado na WEB está aquecido e muitos empreendedores estão partindo para montar seus negócios próprios na internet.

Histórias de sucesso de ideias inovadoras no mundo virtual são noticiadas com frequência. Esse é o grande poder de atração do setor.

Realmente os números são de espantar:

O Brasil é o país que fica mais tempo on line. Existem hoje, por aqui, mais de 60 milhões de usuários e o ticket médio de compras pela internet  já ultrapassa os R$ 300,00(*).

A divulgação dessas estatísticas só tende a fazer o bolo crescer, cada vez mais.

Estive no lançamento de uma nova empresa com uma ótima solução de e-commerce recentemente, numa feira de empreendedorismo do SEBRAE-SP e notei que, sem dúvidas, o estande da empresa foi o que teve o maior fluxo de visitantes durante todo o evento.

É incrível como os olhos dos novos empreendedores se voltam para a internet.

Pelas conversas que tive com os potenciais players, notei que a maioria entende que basta entrar pela internet com um produto qualquer e esperar pelo sucesso, como se fosse uma mágica.

Mas não é bem assim que a coisa funciona. Infelizmente não existe mágica e sim muito trabalho.

Também conversei com empresários que já estão no mundo virtual há algum tempo, mas seus negócios não deslancham e eles não entendem o "por que".

É importante frisar para os "net-empreendedores"  que não estão habituados com a gestão de negócios, que um empreendimento na internet é como um outro negócio qualquer.

Ele precisa de planejamento, de estratégia, de posicionamento, de logística, de conhecimento de mercado e sobretudo de divulgação, ou melhor, de divulgação com qualidade.

É importante que o empreendedor de internet saiba que na verdade o que ele tem nas mãos é um modelo de canal de comercialização. De uma loja de cosméticos a uma autopeças, se ele está na WEB tem que entender minimamente deste novo canal de vendas, além é claro, de seu mercado específico.

Só desta forma pode-se pensar em obter sucesso na internet.

E como todo negócio, também o próprio sucesso é uma variável indefinida. Não existe uma fórmula pronta.

O que existe de fato, em comum em todos os que tiveram êxito na WEB, é um caminho firme, com determinação, tenacidade, aconselhamento e planejamento, além de algum diferencial de marketing forte.

A competição no mundo dos negócios é muito grande seja qual for o setor, pode ter certeza disso.

Por isso é importante pesquisar, criar e pensar muito em encontrar um ponto que se destaque diante da concorrência. Criar um diferencial para o seu negócio é fundamental, mesmo que isso envolva a busca de orientações de profissionais ou empresas especializadas no assunto.

Não esquecer também que o e-commerce é um ambiente em constante evolução.

De resto, o canal de vendas "e-commerce"  tem uma  tendência muito promissora.

Vale a pena suar um pouco.

 
(*) fonte: buy2joy - HotCommerce


do site: www.gestopole.com.br

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